segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sol, mar, areia e piscina. e a pele, como é que fica???



Primeiramente eu gostaria de iniciar essa coluna desejando a todos os meus pacientes e leitores muita saúde, paz, alegrias e felicidades e que 2011 seja um ano de vitória para vocês, com luta sim, pois sem luta não há vitória...


Bom, para começar a nossa primeira coluna de 2011 com o pé direito, resolvi abordar um tema às vezes esquecido, mas muito importante: Os cuidados com a pele pós praia e piscina!


Como toda mulher sabe, os dias na praia podem colocar em risco todo o investimento de um ano inteiro na pele. Ter uma pele de pêssego é possível, mas dificilmente sem cuidados diários e investimentos nos mágicos recursos do século XXI: os ácidos clareadores, a toxina botulínica, os preenchimentos biológicos e o laser. Quando o destino de férias é a praia, algumas mulheres se arrepiam só de pensar em jogar fora, em poucos dias, toda atenção dispensada ao longo do ano. É praticamente a história de Cinderela, que subitamente perde o encanto concedido pela fada.


Para podermos seguir com o nosso texto, citarei alguns dos enormes riscos causados pelo efeito “verão”, sol, calor, areia, piscina:


O sol causa o envelhecimento precoce da pele, faz aquelas manchas sofridas que foram tratadas durante o inverno retornar e permite com que as rugas e linhas de expressão fiquem mais evidentes. Se para você esses fatores ainda são irrelevantes, ai vai mais um dano e o pior de todos eles: O câncer de pele.
O que fazer para retornar aos resultados obtidos antes de todo esse desastre? Ao entrem em pânico! Pensando nisso preparei algumas dicas para vocês:
Primeiro passo:


Filtre-Se – O importante é proteger a fina e delicada pele do rosto e, é claro, a do corpo também. O mantra já é conhecido, mas não é praticado como deveria. Praia apenas até às 10h e depois das 16h – horário real e não o de verão. Lembre-se: não é em um único dia de sol que você vai pegar aquele bronzeado, o que pode acontecer no mínimo é uma baita insolação.


Sempre que puser o pé do lado de fora do hotel, o filtro solar deve estar previamente aplicado – sendo o fator de proteção solar 15 o mínimo aceitável. (É importante frizar que as pessoas mais branquinha devem investir em filtros com FPS 30).


O produto deve ser reaplicado a cada duas horas e após banhos de mar ou piscina. Mesmo na sombra deve-se usar o filtro solar, porque a radiação se reflete na água, na areia e até mesmo no asfalto.


Hidrate-Se – A manutenção da beleza da pele depende diretamente da hidratação. É necessário ingerir de dois a três litros de água por dia. No verão, devemos até aumentar essa quantidade devido à perda excessiva pelo suor.

Banho:
O banho durante o verão deve ser frio ou quase frio. Os sabonetes glicerinados ou hidratantes são uma boa opção. Após o banho, hidratantes sob a forma de loção ou gel podem ser usados nas áreas da pele que costumam ressecar. Eles vão ajudar a segurar a hidratação da pele, evitando a perda de líquidos. Ingredientes como aloe vera (babosa) ou azuleno são calmantes e bem indicados para quem abusou um pouquinho mais do sol.


Para a face, pescoço e colo, produtos contendo vitamina C são o ideal. Além de combater a formação de radicais livres e o consequente envelhecimento da pele, a vitamina C deixa a pele mais resistente aos efeitos danosos do sol. Os ácidos devem ser evitados por quem gosta de frequentar a praia, pois podem deixar a pele mais sensível ao sol, principalmente o ácido retinóico.


Cuidados com os cabelos
Cabelos compridos sofrem mais com a ação do sol, vento e água do mar. Após um shampoo suave, para uso diário, deve-se usar um condicionador apenas nos fios, evitando deixar atingir o couro cabeludo. Pessoas com cabelos oleosos podem usar um condicionador pós-banho, aplicando nas pontas.


Se você foi à piscina, um shampoo anti-cloro está indicado, principalmente para cabelos louros, que podem ficar esverdeados. Este tipo de shampoo geralmente é encontrado nas farmácias de manipulação.


Quem se exceder, vai ter que aguardar aproximadamente dois meses até que a pele se restabeleça, antes de iniciar qualquer procedimento estético. Laser e luz intensa pulsada são guiados pela melanina e, por essa razão, devem ser radicalmente evitados enquanto a pele permanecer bronzeada. “Quando acaba o verão é que conseguimos ver os estragos na pele das pacientes que, com a exposição solar excessiva e sem proteção, terminam a estação com as fibras de colágeno e elastina quebradas, com aspecto flácido e mais envelhecido”.

Mas se você esqueceu o filtro solar em casa...

Template by:
Free Blog Templates