domingo, 9 de maio de 2010

O mito do aumento de peso causado pela Pílula Anticoncepcional


Essa dúvida sempre esteve no ranking das mais questionadas pelas mulheres, e é por isso que a equipe da Clinica Corporalle atrás até você a resposta para este mistério.

Amigos leitores, as bulas dos anticoncepcionais nos alerta em letras garrafais: pílulas não engordam. Mesmo assim, ainda há muita gente que, preocupada em manter-se em forma, não faz uso do remédio ou interrompe o tratamento logo na primeira cartela. Tudo isso por desinformação. O medo de ficar gorda é tanto que o risco de gravidez nem é levado em consideração. (vale lembrar que, infelizmente, nem todas usam camisinha).

Existem também aquelas que engordam por não seguirem uma dieta balanceada, ou então por não praticarem nenhum tipo de atividade física, e é esse horas que a pílula torna-se vilã, muitas vezes sendo a mocinha da história.

Vamos esclarecer as dúvidas?

Como tudo no mundo anda evoluindo, as pílulas anticoncepcionais não poderiam ficar de fora. Hoje as pílulas mais recentes possuem estrógeno em doses consideravelmente baixas que nem em sonho conseguiriam fazer com que você ganhasse peso. Aqueles um ou dois quilinhos que ganhamos no final de um ciclo é freqüente e natural causado pela retenção hídrica, ou seja, não é gordura, é água! Quando a menstruação termina tudo volta ao normal. Aliás, já ia me esquecendo de dizer que algumas pílulas auxiliam na diminuição de retenção hídrica e da oleosidade da pele, diminuindo a incidência de espinhas. (Repito: ALGUMAS, não são todas ok?)


As indústrias farmacêuticas nunca terminam suas pesquisas visando os benefícios das usuárias. A busca é para que os hormônios sintéticos estejam em quantidades menores nas pílulas, sem que isso afete a eficácia das mesmas. O máximo de estrogênio na fórmula é de 50 mcg (microgramas). E o mínimo que existe é de 20 mcg - para se ter uma idéia, já existiu pílula com 150 mcg. A presença do estrogênio no anticoncepcional é para manter regularidade cíclica (menstrual) e o progestagênio é o hormônio responsável pela contracepção.

Ficou mais claro agora?
Se por acaso ainda pintar alguma dúvida, sinta-se a vontade para questionar. Se não conseguir postar sua pergunta no post, pode mandar sua mensagem pelo mural de recados!

Beijos

Emanuela Milani

1 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia. Tenho uma perguntinha: è verdade que o anti pode aumentar os problemas de circulação como celulite e varizes? Obrighada pela atenção. Amanda

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates