segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estafa Física e Mental, como solucionar??




Sentindo-se esgotado? A solução é sair de dentro de casa, literalmente. Estar em contato com a natureza faz que as pessoas se sintam melhor, dizem diversos estudos. O mais recente, publicado no periódico Journal of Environmental Psychology, mostra que pessoas em contato com a natureza aumentam sua vitalidade e assimilem melhor os benefícios das atividades físicas ou contatos sociais. Isso se deve, em parte, à nossa herança evolutiva, pois a natureza, afinal de contas, sempre foi nossa casa.


“A natureza é o combustível da alma”, diz Richard Ryan, autor principal do estudo e pesquisador da Universidade de Rochester, no Reino Unido. “Muitas vezes achamos que tudo o que está faltando para sentirmos nossa energia voltar é mais uma xícara de café, digamos, mas na verdade nossa necessidade é de estar em contato com a natureza.”

Os resultados, diz Ryan, são importantes tanto para a saúde mental quanto a física. “As pesquisas mostram que as pessoas, após ficarem algum tempo em um parque ou outro lugar onde a natureza é abundante, se sentem mais ‘energizadas’ para fazer seus trabalhos diários e isso realmente melhora a resistência a doenças físicas”, completa.

Nos últimos anos, diversos estudos em Psicologia mostraram a ligação entre exposição à natureza e o aumento do bem-estar. Em uma dessas pesquisas, por exemplo, grupos de excursão que visitavam parques e lugares “selvagens” – em comparação a visitas a outros lugares, como museus – reportavam grande nível de felicidade. Outros estudos mostram que o contato com a natureza minimiza os sentimentos de exaustão.

O estudo de Ryan, entretanto, tentou entender se esses sentimentos positivos eram causados pelo contato com a natureza realmente, ou se isso era reflexo das atividades físicas relacionadas (ou então a simples questão de se estar em um lugar novo, fora do ambiente cotidiano). Para isso, os pesquisadores da equipe de Ryan propuseram diversos experimentos envolvendo mais de 500 indivíduos em idade universitária, medindo o nível de bem-estar por meio de diferentes metodologias.

A confirmação dos benefícios da natureza foi constatada em todos os testes. Mesmo se as pessoas recorressem à memória de eventos ocorridos em ambientes bucólicos (como um piquenique com os amigos), os benefícios apareciam.

A pesquisa de Ryan se baseia nos dados inicialmente colhidos por Netta Weinstein, pesquisador da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, que apontava que as pessoas se mostravam mais atenciosas e generosas após um passeio em um local arborizado, por exemplo.

“Temos uma ligação natural com as coisas vivas”, afirma Ryan, “e a natureza nos reconecta com essa experiência da vida, especialmente quando trabalhamos em um ambiente artificializado o tempo todo.”

O pesquisador aponta que ter acesso a praças e parques ou incorporar elementos da natureza no paisagismo dos edifícios das grandes cidades (coisa muito rara devido ao custo do metro quadrado nos centros urbanos que resulta em hiperutilidade dos espaços) poderia contribuir para uma melhor saúde da população e mesmo se refletir na diminuição da violência.

-
Com informações da University of Rochester

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates