segunda-feira, 19 de julho de 2010

Você conhece todos os métodos Contraceptivos???



Quais os Métodos Contraceptivos existentes? Você conhece todos? Sabe usa-los?


Hoje em dia é muito difícil uma mulher não saber como se prevenir de uma gravidez indesejada que pode acabar estragando os seus planos de vida. Não que filho seja sinônimo de mau pressagio, ou que seja uma coisa má, mas é que na maior parte das vezes saber como evitár a gravidez é o melhor do que ser pega de surpresa e não saber como agir. Os métodos contraceptivos são as ‘ferramentas’ mais importantes na hora de fazer o planejamento familiar.

O controle de natalidade ainda enfrenta muita resistência em algumas partes do mundo. Muitas religiões condenam todo o controle de natalidade que não seja aquele do qual se faça isso da abstinência sexual, por isso mesmo muitos casais que seguem determinada religião enfrentam problemas na hora do planejamento familiar e de como irão usar os métodos contraceptivos.

É importante salientar que método contraceptivo e aborto são duas coisas totalmente diferentes, além do aborto dizimar uma vida que está em formação dentro do útero, em nosso país o aborto é crime punível pela lei. Antigamente os métodos contraceptivos mais usados eram a abstinência sexual ou o coito interrompido, que é quando a relação termina antes do homem ejacular dentro da vagina da mulher. Mas esses métodos não são 100% seguros, ou seja, há risco ainda de a mulher engravidar no coito interrompido, já que o homem pode liberar sêmen mesmo antes de ejacular e causar a gravidez indesejada. Existem outros métodos contraceptivos bem mais seguros e com quase 100% de certeza de darem certo.


Há muitos métodos contraceptivos e o casal deve conversar para decidir qual o método que melhor convém à ambos.

Vamos ver abaixo os métocos mais comuns.
- Camisinha masculina: Um dos métodos considerados de barreira que é tido como o mais popular de todos. A camisinha masculina é colocada no pênis e impede que os espermatozóides entrem em contato com a vagina da mulher e também impede a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

- Camisinha feminina: Outro método contraceptivo de barreira , não é muito popular ainda, mas é um método contraceptivo muito importante. É um anel com extremidades flexíveis que é colocado dentro da vagina da mulher. A diferença entre a camisinha masculina e a feminina, é a que feminina pode ser colocada horas antes da relação, enquanto a camisinha masculina só pode ser colocada quando o homem tem ereção e deve ser retirada assim que a ereção acaba.

* Com os métodos contraceptivos de barreira, a mulher pode combinar outro método contraceptivo como a pílula anticoncepcional ou espermicidas.

- Pílulas Anticoncepcionais: São pílulas que contem doses de hormônio e que mudam o ciclo menstrual da mulher, fazendo com que não aja ovulação, mas a mulher menstrua assim que o ciclo de pílulas termina. Se a mulher tomar regularmente, sem pular nenhuma, ou nenhum dia, a pílula anticoncepcional tem poucas chances de falar. O uso de hormônios pode ser em pílula, tomada todos os dias, adesivos colados na pele ou em injeções aplicadas e que duram de seis meses a um ano. As pílulas (comprimidos) devem ser tomadas diariamente conforme indicação do ginecologista e não deve falhar, se falhar um dia ela diminui a eficácia.

* Além do método contraceptivo de barreira e o hormonal, a mulher ainda pode fazer uso dos métodos intra-uterinos, que nada mais são do que o uso interno de dispositivos que previnem a gravidez.

- DIU – Dispositivo Intra uterino: É o mais famoso de todos, ele tem forma de T e é colocado no útero da mulher pelo ginecologista e impede que o óvulo se desloque até o útero e seja fecundado. Esse também não é um método 100% seguro, então deve-se fazer isso de outro método em conjunto.

- Espermicida: São géis, ou cremes que são introduzidos na vagina antes da relação sexual e que tem por objetivo como o próprio nome já diz, de eliminar os espermatozóides. Também não é considerado um método 100% seguro, e é indicado o uso concomitante de preservativos (camisinha).

- Diafragma: O diafragma é um pequeno anel flexível recoberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado pela mulher dentro da vagina até cinco horas antes da relação sexual.Não deve ser usado por mulheres sensíveis ao látex. O ideal é que ele seja usado com um espermicida, creme a ser aplicado de 15 a 20 minutos antes da relação.A eficácia do diafragma não é muito alta, podendo ter um índice de falha de mais de 10%.

Caso algum desses métodos falhe, a mulher ainda tem a chamada pílula do dia seguinte como uma forma emergencial de prevenir a concepção. É uma pílula com altas doses de hormônios. A mulher pode fazer uso dessa pílula até 48 horas depois da relação sexual.

- Cirurgia de ligação de trompas: Método contraceptivo mais radical e por vezes definitivo, impede definitivamente que a mulher tenha uma gravidez. A ligação de trompas é feita na mulher e tem como objetivo desligar o canal pelo qual o espermatozóide chegaria até o óvulo para fecundá-lo.

- Vasectomia: Cirurgia realizada no homem e que visa fazer com que o fornecimento de sêmen seja interrompido, impedindo que aja gravidez.

Cada mulher e cada casal precisam discutir um a um esses métodos contraceptivos para depois ver qual deles é mais eficiente e qual deles atende realmente as necessidades de planejamento familiar ou de projeto de vida. Lembrando que os métodos serão mais eficientes se usados em conjunto e obviamente de comum acordo entre o casal.
Fonte: blogdamulher.com

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates