sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chá da Vovó!!!!



Chá medicinal:
_ Ô mãe, eu to com dor no estômago, o que é que eu posso tomar?
E a mãe responde:
_ Abre a portinha do armário e pega aquele vidro de marcela. Traz aqui que eu faço um chazinho pra você.
Eu aposto como isso já aconteceu na sua casa, certo? Agora aquelas receitinhas medicinais caseiras da vovó foram testadas e aprovadas pela anvisa.
Saiba como utilizar algumas delas:

Alho (Allium sativum): maceração, 0,5 g (1 col café) em 30 ml (cálice). Utilizar 1 cálice 2 x ao dia antes das refeições. Atua como expectorante e antisséptico e colesterol alto. Não deve ser utilizado por menores de três anos e pessoas com gastrite e úlcera gástrica, pressão baixa e hipoglicemia (concentração de açúcar baixo no sangue). Não utilizar em caso de hemorragia e em tratamento com anticoagulantes. oses acima da recomendada podem causar desconforto gastrointestinal.

Carqueja (Baccharis trimera): infusão, 2,5 g (2,5 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não utilizar em grávidas, pois pode promover contrações uterinas. Evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes. O uso pode causar queda da pressão.

Picão (Bidens pilosa): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 4 x ao dia. Usado para icterícia. Não utilizar na gravidez.

Capim Santo (Cymbopogo n citratus): infusão, 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia para cólicas intestinais e uterinas, quadros leves de ansiedade e insônia e como calmante suave. Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos (calmantes).

Alcachofra (Cynara scolymus): infusão, 2 g (1 col sobremesa) em 150ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá 3 x ao dia. Atua nos problemas de digestão. Não deve ser utilizada por pessoas com doenças da vesícula biliar. Usar cuidadosamente em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático. O uso pode provocar gases, fraqueza e sensação de fome.

Mulungu (Erythrina verna): decocção, 4 a 6 g (2 a 3 col de sobremesa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 2 a 3 x ao dia. Usado em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Não usar por mais de 3 dias seguidos.

Erva cidreira (Lippia alba): infusão, 1 a 3 g (1 a 3 col chá) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Utilizada em quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais, gases, como digestivo e expectorante. Usar cuidadosamente em pessoas com pressão baixa. Doses acima da recomendada podem causar irritação gástrica, diminuição da frequência cardíaca e queda da pressão.

Camomila (Matricaria recutita): infusão, 3 g (1 col sopa) em 150 ml (xíc chá). Utilizar 1 xícara chá de 3 a 4 x ao dia. Usada para cólicas intestinais, quadros leves de ansiedade, como calmante suave. Podem ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdose, pode ocorrer o aparecimento de náuseas, excitação nervosa e insônia.
(fonte: ANVISA)
Testado e aprovado!

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates