quinta-feira, 8 de abril de 2010

Seu bebê não para de chorar? Shantala nele!


Queridos leitores,

Durante o longo trabalho na clinica, tenho observado a mesma queixa frequente das mães e pais que não sabem mais o que fazer para ver o seu "bambino" dando aquela respirada e parando de soluçar. É chazinho, mamadeira e até mesmo benzimento. E nada... Os gritinhos e choros tiram o sono e a paciência de qualquer um.

Pensando nisso, resolvi conversar com uma amiga minha, a fisioterapeuta Michelle Cozer, que além de acupunturista é especialista em Shantala e pedir a ela umas dicas do como fazer o milagre do "secamento lacrimal".

Vejam o resultado da nossa conversa:


Bebê x choro: O que fazer?



E quem é que nunca ficou desesperado quando seu filho começou a chorar sem parar? Pais de primeira viagem ou não, não importa, as cólicas intestinais tiram o sono e causam extremo desconforto nos nossos bebês.


Para quem ainda não conhece, existe sim uma solução prática e indolor para esse problema, ela se chama SHANTALA.


Shantala é um tipo de massagem própria para bebês, originária da Índia e é aplicada em crianças com mais de um mês de idade.


Essa técnica é realizada através de repetições de movimentos e alongamentos, trabalhando assim a musculatura do bebê e as articulações. É bastante interessante na fase em que o bebê ainda não tem controle sobre todos os movimentos do corpo, porque serve de estímulo.


Atua também sobre o sistema neurológico equilibrando-o, desenvolve a coordenação motora, alonga, promove eliminações de tensões e bloqueios. Previne e alivia cólicas intestinais, facilitando o sono tranqüilo e profundo. Com isso o toque o carinho irá provocar um aumento da auto-estima e consequentemente da imunidade.


Ufa! Quanta coisa hein? Parece algo milagroso, mas não passa de mera ciência!
Você deve estar se perguntando: E como é que isso tudo é feito? Pois bem, a resposta é muito simples:


Para realizar a massagem é utilizado óleo vegetal, normalmente a versão de amêndoa pura, e nos casos de cólicas muito acentuadas, óleo com camomila. É realizado no máximo 10 repetições, seguindo a aceitação do bebê. É fundamental que a criança goste da massagem, ela precisa estar tranqüila e sem chorar, só assim irá aproveitar todas as vantagens do método. O ideal é fazer a shantala meia hora depois de uma mamada. No geral o procedimento todo não leva mais de 30 minutos, e pode ser feito de duas a três vezes por semana. Mas nos casos em que os pais irão realizar essa massagem em casa recomenda-se que seja feito todos os dias, com duração de 20 minutos, para que o bebê se adapte à técnica, melhorando a saúde e bem estar de seu filho, além de estreitar ainda mais o vínculo entre vocês.


A criança que recebe amor na infância será um adulto equilibrado, sem traumas e que transmitirá sentimentos altamente elevados para com os seres humanos.
Pense nisso!!


Se alguém tiver alguma dúvida ou pergunta, sinta-se à vontade!

Se eu não conseguir responder vou recorrer a Mi!!!

beijos

1 comentários:

Michelle Cozer disse...

Oi Manu!
O seu blog está muito bom, desejo à você muito sucesso.
beijos

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates