sexta-feira, 23 de abril de 2010

Quinoa e seus beneficios na saúde e na Estética


Por : Mariana Comin

A quinoa foi considerada recentemente pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Mas por quê?

Este cereal é riquíssimo em proteína, sendo o vegetal que mais contém esse nutriente, possui os 20 aminoácidos que o corpo precisa, destacando-se em particular a metionina e a lisina que melhoram a imunidade a memória e a capacidade de aprendizagem, sendo combinados na medida certa para atender as necessidades do organismo. Este alimento é excelente para os vegetarianos pois é o alimento que mais contém proteína na classe dos vegetais.
Na área da estética, contribui para melhorar a resistência no exercício físico, aumentando a boa forma. Completa e de fácil digestão, a proteína da quinoa é perfeita para os praticantes de atividade física e para aqueles que realizam procedimentos estéticos para flacidez. Ajuda a manter e aumentar volume muscular e acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias.

A quinoa também esbanja W3 e W6 que possuem benefícios comprovados à saúde em várias patologias, dentre as quais é possível citar doenças inflamatórias em geral, principalmente artrite reumatóide e psoriática, depressão, esquizofrenia, pele xerótica, demência da função cerebral, prevenção de câncer, hiperlipidemia, entre outros.. Outro ponto positivo é a grande concentração de vitaminas, fibras e minerais e a ausência de glúten ( alimento presente no trigo, malte, cevada e aveia, que não pode ser consumido por celíacos e normalmente está presente na alimentação humana e é de difícil digestão). Estudiosos estão tentando descobrir se o vegetal possui fitoestrógenos (substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios) é considerado melhor que a soja por seu equilíbrio nutricional.

Ao visitar o supermercado ou casa de cereais você encontrará a quinoa em três formas, sendo ela em pó, em flocos ou em grão. A quinoa em pó pode ser adicionada a farinhas, pães, massas e misturada nas refeições. A quinoa em flocos pode ser utilizada na preparação de saladas, mingaus, iogurte e frutas. E a forma mais utilizada que é o grão pode-se preparar da mesma maneira que o arroz:

• Colocar em uma panela: 2 medidas de água para cada medida de Quinoa Adicionar sal a gosto e levar ao fogo por 10 a 15 minutos até que dobre o seu volume. A Quinoa Real cozida pode ser guardada na geladeira por até três dias.

Uma Dica: você pode utilizar na sua alimentação diária como substituto do arroz ou nas saladas, experimente incrementar no seu cardápio diário, ela é saborosa e extremamente nutritiva!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde eu encontro isso pra comprar? JULI

Mariana Rufatto Comin disse...

Juli, você encontra no supermercado ou em qualquer casa de cereais, você encontrará em grão, farinha ou pó e em flocos. Um abraço!

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates