terça-feira, 20 de abril de 2010

Intestino Preso



PRISÃO DE VENTRE INCOMODA MUITA GENTE, BARRIGUINHA SALIENTE INCOMODA MUITO MAIS!





Ir ao banheiro não é exatamente um assunto glamuroso. Mas que não ir é com certeza uma roubada todo mundo concorda. Afinal o intestino preso não tem esse nome feio à toa. Ele provoca desconforto na região do abdômen, faz a barriga inchar e, por causa das toxinas não eliminadas, rouba a vitalidade da pele.

O ritmo de vida corrido e estressante, a baixa ingestão de água ou líquidos, a falta de atividade física e laser somados ao consumo de alimentos rápidos e fáceis, porém nem sempre adequados em qualidade e quantidade, são algumas das causas da prisão de ventre, também conhecida como obstipação intestinal, constipação, intestino preguiçoso, intestino preso e etc.

A verdade é que desconhecemos a importância do intestino para o nosso organismo. A ciência e as pesquisas médicas têm demonstrado através de estudos recentes a importância do sistema gastrointestinal e mais especificamente do intestino, para a manutenção da saúde e do bem estar. O intestino passou a ser reconhecido como um “órgão inteligente” por sua capacidade de selecionar entre o que comemos o que nos é ou não útil e, além de ser responsável por boa parte do nosso sistema de defesa é o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do Sistema Nervoso Central, chegando a ser recentemente denominado por especialistas como um “segundo cérebro”.

A constipação intestinal é um distúrbio bastante freqüente. Em alguns casos as pessoas passam três a quatro dias sem evacuar e o problema vai se agravando cada vez mais. Nesses casos é comum o abuso no uso de laxantes, o que segundo a especialista, também é prejudicial.

As mulheres são as principais vitimas do distúrbio. Entre as causas desse problema podem estar o estresse, o sedentarismo e o mau hábito alimentar. Mas o estado emocional também pode acabar alterando o funcionamento dos intestinos.

Idade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e gravidez contribuem para que ocorra o intestino preguiçoso. Além disso, cada organismo tem seu próprio ritmo e velocidade e a ida ao banheiro vai depender do próprio sistema digestivo, da alimentação e do estilo de vida.

Além dos efeitos locais que a prisão de ventre pode causar como gases e cólicas, o acúmulo das matérias no cólon pode ser a causa de numerosas afecções. As toxinas produzidas pelas putrefações intestinais alcançam pela via sanguínea os órgãos vizinhos, intoxicando-os e degenerando-os, podendo contribuir para o aparecimento de problemas como: obesidade, fadiga, enxaquecas, alergias, problemas de pele e unhas, baixas funções imunológicas, depressão, além do impacto negativo no humor e na qualidade de vida, o intestino preso pode causar megacólon (dilatação do cólon causado por deficiência do trânsito intestinal) hemorróidas, fissuras anais, inchaço do reto, incontinência fecal (incapacidade de segurar as fezes) hemorragia retal além de causar desconfortos estéticos na região do abdômen.

Com toda a certeza, quem ouve estas informações pela primeira vez fica meio assustado afinal, quem diria que um simples “probleminha” como este pode causar tantos males. Entretanto, mantenham a calma. Se o intestino preguiçoso for tratado a tempo, nenhuma destas afecções mencionadas acontecem.

Com os avanços da medicina e da tecnologia, muito se aprimorou na área da saúde. Hoje podemos contar com a Fisioterapia para a solução de diversos acometimentos que antigamente não possuíam qualquer tipo de assistência e/ ou tratamento. E a constipação intestinal é uma delas. A Fisioterapia Uroginecológica surge para dar assistência aos homens e mulheres que sofrem com pequenos problemas como este.

A fisioterapia se utiliza de tratamentos e técnicas como a Ginástica Hipopressiva, Isostretching, exercícios de Kegel, técnicas de massagem abdominal, eletroterapia, Pilates no solo, entre outros.

Ao consultar um medico para se assegurar de que a causa não é um problema mais grave,
Procure um Fisioterapeuta especialista e livre-se da prisão de ventre! Afinal:

Prisão de ventre incomoda muita gente, barriguinha saliente incomoda muito mais!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, como é que eu faço para marcar uma avaliação?? Luciana Bonadina

Unknown disse...

Olá Luciana! É só você entrar em contato conosco no telefone (46) 3225 8167. Aguardo a sua vsita! Abraço!

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates